Tutoriais Autodesk

 

Confira as novidades do Autodesk CFD

 

Sobre o Autodesk CFD

 

Em 2015 falámos sobre a optmização topológica no Inventor (link), hoje é a vez de falar no Fusion 360

 

Neste vídeo é possivel ver o worlflow completo de optimimização , maquinação, engenharia inversa e simulação.

 

 

 

 

 
 
Autodesk Configurator 360

 

Autodesk ® Configurator 360 ™ é um serviço de nuvem da Autodesk para uso dos seus clientes na configuração / orçamentação  de produtos complexos. Uma simples operação de upload, converte um projeto do Autodesk Inventor num aplicativo de configuração baseado na Web acessível aos seus clientes / colaboradores em todo o mundo permtindo a elaboração de orçamentos em segundos.

Para exemplificar criamos um exemplo simples que pode ser acedido em https://configurator360.autodesk.com/46203711726072482/egpp4k9w0be3. e com o qual vamos exemplificar o funciomento.

 

Barra0

 

Neste exemplo temos uma  barra paralelipipedica controlada por parâmetros como  Comprimento, Largura, Altura. O volume é simplesmente calculado pela multiplicação dos três parâmetros.Sendo possível realizar todo o tipo de operações lógicas / aritméticas.

Nos ícones (canto superior esquerdo) verificamos ser possível a exportação do modelo em vários formatos 3D /2D e cotação bem como a possibilidade de solicitar cotação/ contacto. Esta ultima opção permite recolher o envio dos contactos para o posterior envio de cotação.

Apesar da simplicidade do exemplo é possível perceber o potencial desta ferramenta na automatização de cotações. No site abaixo é possível ver um produto mais complexo ilustrando a possibilidade de integração em pagina web proprietária. Neste exemplo podemos configurar um reboque.

 

 

 

Funcionamento

O Configurator é um serviço web, ou seja não implica a instalação, configuração segurança etc por parte do cliente para a que os seus modelos estejam disponíveis para os seus clientes permanentemente. Assim para começar a trabalhar apenas necessitamos de um modelo correctamente parametrizado. Neste caso concreto criamos as 3 variáveis de controle mais a Volume que poderia facilmente ser custo ou outra.

Barra.ipt


Uma vez criado o modelo apenas podemos realizar o upload via inventor ( pestana A360)  ou directamente no portal.

 portal1

 

Após o upload  o modelo  fica visível no portal. Aqui podemos realizar um  conjunto de parametrizações como:

  • Alteração do nome que vai aparecer no formulário.
  • Valores mínimos e máximos ie É possível limitar a gama de valores que o cliente pode optar
  • Bloquear de variáveis através da opção apenas leitura
  • Visibilidade dos parâmetros. Neste caso poderíamos ocultar o volume de forma ao utilizador apenas ter acesso a ele via o pedido formal de cotação.

Como seria de esperar o Configurator permite a configuração não só do aspecto mas também o tipo de download (formatos)  que o cliente pode realizar ou os campos que queremos recolher na altura do pedido.

 

Neste caso como pretendemos que a o cliente receba uma especificação / cotação automaticamente, desenhamos  o template em word mapeando as variáveis onde as pretendamos empregar no documento.

wordtemplate

Outra opção interessante tem a ver com os acessórios que permitem elevar a configuração do sistema a  outro nível ao permitir  adicionar novos componentes ( configuráveis ou não) ao produto.

 

Administração

Vamos então ver ver que opções de administração se encontram acessíveis.  Iniciamos pela segurança, o Configurator permite em cada produto / configuração 3 níveis de acessibilidade:

  1. Acesso apenas a administradores
  2. a utilizadores autorizados
  3. acesso geral. 

admin

De forma a limitar o uso abusivo em sites de terceiros  podemos indicar quais os websites onde o Configurador pode ser integrado

 

Analytics

Publicado o produto e segurado o seu acesso podemos agora dar seguimento aos orçamentos. Cada vez que que um utilizador requisita um orçamento é registada informação de contacto bem com a configuração pretendida. Essa informação é agrupada pelo Configurator 360 para acção posterior


Aqui podemos ver:

  • Os detalhes de quem fez a solicitação, toda a informação recolhida que podemos configurar.
  • Os detalhes da configuração, consulta online caso o acesso seja via tablet ou não tenhamos o Inventor instalado
  • O download do modelo Inventor 

Podemos também marcar todas os pedidos de forma a tornar mais simples o acompanhamento. 

 

Conclusão

 O Configurator 360 permite agilizar o processo de orçamentação de configurações complexas reduzindo drasticamente o tempo de resposta. O seu acesso simples permite aos seus clientes realizar cotações de produtos complexos sem necessidade de hardware ou conhecimento.

 Vantagens:

  • Não requer  infraestrutura de IT. Uma vez que o serviço é disponibilizado na nuvem não requer hardware, serviços de IT etc
  • Consistência. O facto de todas as configurações assentarem sobre as regras predeterminadas resulta na exequibilidade das propostas.
  • Disponível 24/7. A Alta disponibilidade garante que os seus clientes podem obter cotações a qualquer hora do dia
  • Fácil de empregar. A UI  simples permite ser acedida de várias plataformas e sem necessidade de formação.
  • Empregas as regras / geometria do Inventor. Não carece de configuração extra, sendo fácil de gerir internamente
  • Segurança. As regras de segurança permitem discriminar quem e onde se pode aceder à informação.
  • Rapidez. Da configuração à cotação falamos em segundos ao invés de horas ou dias o que permite aumentar significativamente as suas vendas

 

Contacte-nos para mais informação.

Registo em formação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este mês temos direito não só um, mas a dois updates...

 

Confira as novidades no video abaixo:

 

 Neste update:

Twist and taper na extrusão

Melhorias no texto

Novo ambiente de simplificação para preparação de modelos para simplificação 

 

etc

 

 

 

 

 

https://www.autodesk.com/products/fusion-360/blog/september-6-2017-update-whats-new/